Página Alma Pampeana 18/10/2013

ADÁGIOS
* Esfarrapado que nem poncho de gaudério.
* Engraçado como gorda botando as calças.
* Faceiro como guri de tirador novo.
* Feliz que nem puta em dia de pagamento em quartel.
* Folgada como luva de maquinista, que qualquer um bota a mão.

ACONTECIDO
* 19/10/1901 – Funda-se em Santa Maria o Grêmio Gaúcho, inspirdo naentidade de mesmo nome da fundada em Porto Alegre pelo santamiense Cezimbra Jacques.
* 20/10/1927 – Nascia em Porto Alegre João Machado Vieira – Pioneiro do Piquete da Tradição – 1ª Ronda Crioula.
* 24/10/1903 – Falecimento em Porto Alegre Júlio Prates de Castilhos – político, Governador do Rio Grande do Sul.

DICIONÁRIO GAÚCHO
* CASAR MAL A FILHA, expr.  Meter-se o indivíduo em dificuldades dais quais não consegue sair-se bem. 
* CAVALO DE TOUREAR A POLÍCIA, expr. Cavalo muito bom, de tanta confiança que, montado nele, se pode enfrentar a polícia sem grande risco.
* CENTAURO, s. e adj. Denominação dada no Rio Grande do Sul, aos gaúchos que, nas revoluções peleavam a cavalo. Hábil cavaleiro.

TELMO DE LIMA FREITAS
Filho do oficial do exército Leonardo Francisco Freitas e da campeira Mariana de Lima Freitas, Telmo desde cedo demonstrou que seguiria a carreira musical. Aos dois anos de idade, estampou a capa da Revista Cacimba tendo na mão um cavaquinho, presente de sua madrinha. Mais tarde, recebeu um violão de presente de um amigo.
Aos 14 anos, participou do grupo Quarteto Gaúcho. Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra, na Rádio ZYFZ-Fronteira do Sul, de São Borja. Em 1969, participou do primeiro Festival de Música Regionalista organizado pela Rádio Gaúcha.
No cinema, participou do filme A Lenda do Boitatá.
Em 1973, lançou seu primeiro disco, intitulado O Canto de Telmo de Lima Freitas. Morou durante anos em Uruguaiana e outras cidades do interior como por exemplo, Itaqui durante 4 anos aonde se aposentou como agente da policia Federal no Rio Grande do Sul.
Com seus amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, criou o grupo Os Cantores dos Sete Povos, com o qual conquistou o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979, com a canção Esquilador. Com o grupo, Telmo participou das 11 primeiras edições do festival.
Em 1980, lançou Alma de Galpão, produzido de maneira independente e financiado pelo grupo Olvebra.
Com o álbum A Mesma Fuça, recebeu o Troféu Açoriano em duas categorias: Melhor Compositor e Melhor CD Regional. É autor do livro de poesias crioulas "De Volta ao Pago", lançado pela Gráfica e Editora Treze de Maio.
Em 2006, Telmo gravou uma compilação de sua discografia, denominada Aparte, com a participação de seus familiares e de antigos parceiros, como Joãozinho Índio, Luiz Carlos Borges e Paulinho Pires.
No começo de sua carreira conciliou-a com diversas outras profissões. Foi enfermeiro, peão de estância e trabalhou em lavouras de arroz, além de ter sido agente da Polícia Federal de Porto Alegre.

            CULINÁRIA GAÚCHA
TAPICHI – (terneiro ou nonato). Ingredientes: 15 kg de terneiro, ou na falta deste vitela, 02 kg de farinha de milho fina, 04 cebolas médias, ½ kg de tomate, 01 pimentão, 04 dentes de alho, pimenta verde ou em conserva a gosto, o1 molho de tempero verde.

PREPARAÇÃO
Cozinhar em água e sal o terneiro ou vitela, cortado em pedaços médios. Depois de bem cozidos, desfiar toda a carne. Cortar a cebola, o tomate, o pimentão, o alho e a pimenta em guisado bem miúdo e fritar. Depois dos temperos fritos, colocara carne desfiada, misturando bem, até chegar ao ponto. Acrescentar um pouco de água quente até ficar bem ”molhada”. Colocar logo após, tempero verde picado, engrossando com a farinha de milho. Servir com arroz brando, feijão e saladas verdes e acompanha um bom vinho caseiro branco, tinto ou rose desde que seja caseiro.

ACONTECE
Evento: RODEIO CRIOULO
Inicio: 19-10-2013
Fim: 20-10-2013
CTG RANCHO DA SAUDADE - NOVA ITABERABA - SC
Fone: 49 9903-6764

Ouvir pelo MediaPlayer Ouvir pelo Winamp Android iTunes Facebook