Página Alma Pampeana 07/12/2013


ADÁGIOS
* Atirado como interesse de viúva.

 * Atirado como rebenque velho.
* Aumentar como barriga de prenha.
*Aumenta mais que casa de ladrão.

* Cair bem como chuva em roça de milho.

ACONTECIDO
·         08/12/1980 – Através do Decreto-Lei 7439 institui a Erva-Mate (ilex paraguaiensis) com árvore-símbolo do Rio Grande do Sul.
·         12/12/2011 – Falecimento do José Cláudio Machado em Porto Alegre aos 63 anos, cantor e compositor Regionalista, natural de Tapes – RS, está sepultado em Guaíba.

DICIONÁRIO GAÚCHO
·         CAVALO DE COMISSÁRIO, s. A supremacia da autoridade, a razão do mais forte: O cavalo do comissário é sempre proclamado ganhador da carreira, embora a tenha perdido, porque a autoridade não pode ficar diminuída com a derrota.
·         CAVALO DE LEI, s. Parelheiro muito veloz, capaz de percorrer duas quadras (264m) em 16 segundos ou menos.
·         CAVALO DE TIRO, s. Animal que se leva a cabresto, param muda ou para qualquer outro fim.
·         CAVALO PASSARINHEIRO, s. Animal assustadiço, que não merece confiança. “Mulher sardenta e cavalo passarinheiro, alerta companheiro” (Dito popular).
·         CAVALO REÚNO, s. Em sentido figurado, pessoa muito humilde a que todo o mundo se julga com direito de mandar. O mesmo que cavalo reiuno.

ACONTECE
* 14 e 15/12/2013 – Rodeio Crioulo em Xavantina promovido pelo CTG Espora e Mango.
Informações com o patrão Jair Beneti pelo telefone 49 - 9994 0600.
·         20,21,22/12/2013 – 3º Rodeio Crioulo Interestadual de Serra Alta – SC na Faz. Segalin promovido pelo CTG Velha Chaleira, com mais de 9.000,00 reais em prêmios. Haverá venda de potros crioulos.


JOSÉ CLÁUDIO MACHADO

José Cláudio Machado (Tapes17 de novembro de 1948  — Guaíba12 de dezembro de 2011) foi um músico brasileiro. Intérprete da música nativa do Rio Grande do Sul, José Cláudio foi o vencedor da Califórnia da Canção Nativa de 1972, com a música "Pedro Guará". Ainda na década de 70, integrou o grupo nativista Os Teatinos, ao lado de Glênio Fagundes, Marco Aurélio Campos e Paulo Fagundes. Fez algumas parcerias com Jayme Caetano Braun (1924 – 1999), interpretou os mais belos versos de Mauro Moraes e participou do grupo nativista Os Serranos em duas oportunidades, a última na metade da década de 80, quando gravou o álbum Isto é... Os Serranos.

CULINÁRIA CAMPEIRA
PINTADO ENSOPADO COM MILHO (06 Pessoas)
Ingredientes:
01 pintado médio para cada pessoa; 01 kg de cebola; 01 kg de tomate; 01 pimentão; 03 molhos de tempero verde; 02 pimentas verdes; 06 dentes de alho; 02 copos de vinho branco; 02 latas de milho verde ou 03 xícaras de milho fresco cozido (debulhado).

Preparação: Esmague o alho em boa quantia de sal e tempere os peixes por dentro e por fora. Deixe descansar por uma hora. Use para trabalhar, uma caçarola de ferro (mais larga do que alta). Corte as cebolas em rodelas, assim como os tomates. Guarde-os em pratos separados. Pique bem o tempero, a pimenta, o pimentão e misture tudo com o milho verde debulhado, guardando em outro recipiente. Antes de levar a panela ao fogo, proceda a montagem. Coloque os peixes lado a lado na panela, com bastante banha. Se não couberem todos, ponha por cima. Desmanche as rodelas de cebola e espalhe por cima dos peixes, procurando tapa-los. Por cima da cebola coloque os tomates procedendo da mesma forma. Sobre os tomates espalhe o tempero verde com o milho, o pimentão e as pimentas. Ponha 1/2 colher de sopa de sal num copo de vinho, mexa bem e derrame sobre todos os ingredientes e, a seguir, o outro copo. Ponha a panela no fogo. Cozinhe por 40 minutos. Retire o molho e faça o pirão.

Facebook Android Facebook