Página Alma Pampeana 03/05/2014

* Cavalo de borracho sabe onde bolicho da sombra.
* Cavalo bom e homem valente a gente só conhece na chegada.
* Quem faz o cavalo é o dono.
* Pata de galinha nunca matou pinto.
* Vaca de rodeio não tem touro certo.

DICIONÁRIO GAÚCHO
* CEPO COLOMBIANO, s. Castigo bárbaro que se aplica a um indivíduo, atando-o a um Toto ou a um banco, com os membros em posições forçadas.
* CEPO DE CAMPANHA, s. Castigo semelhante ao cepo colombiano, usado no Prata. Prisão para delinqüentes, na campanha.
* CENTAURO, s. e adj. Denominação dada, no Rio Grande do Sul, aos gaúchos que, nas revoluções, eleavam a cavalo. Hábil cavaleiro.
* CHAMBÃO, s. e adj. Diz-se de ou o indivíduo relaxado, mal trajado. Indivíduo que executa mal seus serviços.

A REVOLUÇÃO DE 1923 – 2ª PARTE

A Lança contra a Metralhadora
A modernidade se introduz na guerra do Pampa. Os acampamentos guerreiros e a metralhadora aceleram as mortes dos combates armados com velhas lanças farrapas.
A oposição pega em armas para tirar Borges de Medeiros do poder em 1923. A luta foi desigual. O governo tem metralhadora e os rebeldes ainda brigam de lança.
Foram 324 dias de escaramuças, emboscadas, correrias e poucos combates. Os libertadores agiam buscando o fim da era Borges.Tinham consciência de sua inferioridade de homens e armas, mas queriam forçar, uma intervenção do governo federal no estado.
O exército era inferior ao da brigada militar e manteve-se neutro garantindo a neutralidade em áreas sob seu controle.
A Revolução de 1923 em raros momentos envolveu as cidades e quase só para entradas militares solenes e aclamações às facções e comandantes vitoriosos, como Zeca Neto, em Pelotas, quase no final do conflito.
Foi uma guerra civil das elites do campo, travada no campo, num estado que se urbanizava e industrializava rapidamente.
Uma das causas da mobilização e do levante armado foi exatamente à crise da economia pastoril que desgastava as velhas oligarquias diante de duas forças sociais emergente: os empresários e os trabalhadores, que colocavam em cena novos interesses e novas relações e economias.

Obs. Continuaremos na próxima edição.

ACONTECIDO
* 26/03/1772 – Era fundada a capital dos gaúchos – Porto Alegre às margens do rio Guaíba, cercada de morros.
Seus primeiros habitantes foram os índios Guaranis que habitavam o Sul do Brasil. Depois vieram os tropeiros que eram viajantes.

* 01 de Abril – Dia da “mentira” dias dos “bobos” surgiu em 1564, na França, quando Rei Carlos IX, decretou a troca da entrada do ano, que era em 1º de abril, para 1º de janeiro, acompanhando o calendário Gregoriano. A nova ordem gerou uma confusão muito grande, pois não havia os meios de comunicação para divulgar a mudança, e quem continuou a comemorar o início do ano em abril ficou com cara de bobo.

CULINÁRIA GAÚCHA
Ingredientes

- 500 g de alcatra em bifes pequenos e finos
- 1 cenoura em rodelas
- azeitonas pretas picadas
- 100 g de bacon picado
- 1 cebola picada
- 1 copo de vinho
- sal a gosto
- Óleo o suficiente

Modo de Preparo
 Numa panela, aqueça o óleo e refogue o bacon. Adicione a cenoura e a cebola picada. Refogue levemente. Coloque a carne e refogue bem. Junte o vinho e o caldo de carne. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo brando. Em seguida, junte a azeitona e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva.

Facebook Android Facebook