Página Alma Pampeana 17/06/2014

ADÁGIOS
* Mais fechado que baú de solteirona.
* Mais esticado que cola de perdigueiro amarrando perdiz.
* Mais duro que salame de colônia.
* Mais eficiente que purgante de maná.
* Mais enrolado que lingüiça de venda.

DICIONÁRIO GAÚCHO
* CERRAR O NAMORO, expr. Intesificar o namoro. Aproximar-se cada vez mais da pessoa que se namora.
* CEVA, s. Comida que se deposita em lugar certo, à guisa de engodo, para que os animais, aves ou peixes, que se pretende caçar ou pescar, se habituem a freqüentar o lugar onde ela é colocada.
* CEVADOR, s. Pessoa que prepara o chimarrão e o distribui entre os que estão chimarreando.
* CHÁCARA, s. Pequeno sítio de plantação e de criação, próximo a povoados ou cidades. Usa-se também, chacra. (Do quíchua, chacra).
“ A palavra indígena chacra significa, propriamente, plantação. Pouco a pouco os portugueses e espanhóis alargaram-lhe a significação...”

ACONTECEU
* 18/04/1923 – Combate do Passo do Mendonça. Revolução Assista (Chimangos e Maragatos).

* 19/04 Dia nacional do Índio.
* 20/04/1754 – Sepé Tiarajú incendeia o Forte de Cachoeira.
* 21/04 – Dia de Tirandentes um dos “líderes”(?) da Inconfidência Mineira.
  

O pacote econômico anunciado pelo Governo Federal.
O Pacote econômico de 19 de maio de 1922 suspendia a importação do charque Platino, mas não havia mais tempo para desarmar os estímulos que mobilizavam a Campanha Libertadora. Essa campanha foi lançada em abril deste ano para eleger Assis Brasil, mas já incluía a disposição de tomar em armas, na hipótese de vitória dos poderosos chimangos. Borges de Medeiros venceu e em 25 de janeiro de 1923 assumiu o quinto mandato como Presidente do Rio Grande do Sul.
A quinta eleição seguida não foi tranqüila. Prestigiado e fortalecido pelo descontentamento em fortes setores da elite rural, principalmente na fronteira oeste e sul, o líder oposicionista Assis Brasil, apresentou-se como concorrente e fez campanha eleitoral gerando uma certeza de vitória ou de fraude nas eleições.
Assis Brasil concorreu por uma frente eleitoral: “A Aliança Libertadora”, que reunia o seu partido que era o Republicano democrático, os federalistas derrotados em 1893 e os dissidentes do próprio Partido Republicano Rio-Grandense.
A constituição exigia 75% dos votos para legitimar a reeleição. Flores da Cunha em seu livro de memórias “A campanha de 1923”, conta: Quando os deputados da comissão eleitoral foram comunicar a Borges a má notícia de não ter atingido o mínimo de votos constitucional, este se adiantou e, de pé, agradeceu as congratulações pela vitória.
 Diante disso, os deputados intimidados voltaram para acertar esta alquimia eleitoral, fraudando a ata e lhe garantindo 0 5º mandato. No mesmo dia de sua posse, em vários pontos do estado eclodiram manifestações armadas contra o domínio de Borges de Medeiros.
 A revolução havia começado.

ACONTECE
 * 14.06.1916 – Falecia José Simões de Lopes Neto, jornalista, teatrólogo, contista, folclorista. Fundador da União Gaúcha, em Pelotas. Deixou uma rica obra literária, destacando-se: Cancioneiro Guasca, de 1910; Contos Gauchescos, de 1912; Lendas do Sul, de 1913 e Causos do Romualdo, de 1914.

* 14.06.2008 – Falecimento de Darci Scopel Pimentel sócio fundador do Grupo Os Bombachudos de Paso Fundo - RS

* 15.06.2006 – Falecimento de José Floriano Magalhães o Tio Flor aos 76 anos de idade, em Santana do Livramento –RS.

CABO DE REPOLHO (10 pessoas)
Ingredientes:
Sobras de carne 01 kg, ½ kg de arroz, 300gr. de feijão, 300 gr. de massa,  ¼ de kg de legumes, 02 cebolas, alho a gosto, 300 gr. de ticinho ou banha, manjerona a gosto, temperinho verde e sal.

Modo de fazer:
Fazer um bom refogado com a gordura e os temperos. Picar a carne e acrescentar ao refogado. Provar o sal. Em seguida, juntar as sobras de arroz de arroz, de feijão e etc. Esta mistura deve ficar bem gorda. Cozinhar em fogo baixo. Pode-se abrir no meio dessa mistura e estalar ovos. Tampar a panela para cozinhar mais rápido. Esse prato também se chama de cadela overa. O gaúcho costuma comer acompanhado do café pela manhã.

Facebook Android Facebook