Página Alma Pampeana 05/08/2014

ADÁGIOS
* Apertado como queijo em cincha.
* Apertado como rato em guampa.

* Assanhada como solteirona em festa de casamento.
* Atirado como interesse de viúva.
* Atirado como rebenque velho.

* Cair bem como chuva em roça de milho.
*Cara amarrado como pacote de despacho.

DICIONÁRIO GAÚCHO
APERTAR ESTRADA, expr. Andar apressadamente, em fuga, devorando distâncias.
APINCHAR, v. Atirar, arremessar, lançar, jogar, alcançar: “Quando o Chico apinchou o laço o boi já ia entrando no mato”; “Apincha daí as minhas botas”.
“E quando amanheceu, apinchada nas coxilhas, havia muita geada...”
(Benito José Fattori, Campo Solitário, Farroupilha, Livr. Breantano, 1958).
APESSOADO, adj. Diz-se da pessoa de boa presença, de boa aparência, de boa estatura, vestida com elegância.
ARAMADO, s. Alambrado, cerca de arame.

ACONTECE
ELEIÇÃO NA 12ª REGIÃO TRADICIONALISTA – MTG – SC.

Será realizada amanhã dia 09 de agosto no município de Xanxere juntamente com 82º encontro de patrões. Duas chapas foram registradas para a coordenadoria campeira e coordenadoria artística.
As candidaturas são as seguintes:
Coordenadoria Campeira:
* Coordenador – Eurico Mildeberger (CTG Espelho da Tradição)Vice-Coordenador Luiz Carlos Paniz Moreira também do CTG Espelho da Trdição:
* Coordenador: Leonir Luiz Barreta (CTG Querência Farroupilha de Abelardo Luz) e Vice Coordenador Marcelo Borges )CTG Marca da Ferradura – Xaxim).

Coordenadoria da Artísitica:
* Coordenadora Elis Regina Burgel (CTG Herança Gaúcha) e Vice Coordenadora Kaline Alves (CTG Vaqueanos D´Oeste).
* Coordenadora Juiiana de Miranda (CTG Coxilha do Quero Quero) e Vice Coordenador Sandro Arruda (CTG Vaqueanos D´Oeste),

ACONTECIDO
* Orides Luiz Pompeo continua como presidente do MTG do Estado Catarinense. Foi reeleito juntamente com os demais componentes de sua chapa.
* 01/08/1898 – Nascia em Julio de Castilhos – RS o escritor e poeta Aureliano de Figueiredo Pinto.
* 04/08/1849 falecia na Itália, Ana Maria de Jesus Ribeiro a Anita Garibaldi.
* 05/08/1835 – Nascia em Cerro Largo no Uruguai o político Gaspar Silveira Martins.
* 08/08/1931 – Nascia em Porto Alegre o poeta Aparício da Silva Rillo.
* 10/08/1894 – Falecia Gumercindo Saraiva – maragato, braço direito de Gaspar Silveira Martins, morreu no Boqueirão – RS.

 ORAÇÃO DO GAÚCHO
 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença do Patrão Celestial.
Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu, a força e a coragem para o entrevero do dia que passa.

Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do Céu. 

Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço ao romper da madrugada e ao descambar do sol:

"Tomara que todo o mundo seja como irmão!. Ajuda-me a perdoar as afrontas e não fazer aos outros o que não quero para mim". 

Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase se querer, em me solto porteira a fora... Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro...mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito!

Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do Céu. Socorre-me, São Pedro, Capataz da Estância Gaúcha. Pra fim de conversa, vou te dizer meu Deus, mas somente pra ti, que tua vontade leve a minha de cabresto pra todo o sempre e até a querência do Céu. Amém.

CULINÁRIA GAÚCHA
Roupa Velha ou Desfiado de Charque ou Xatasca. P/ 04 Pessoas.
Ingredientes: 1/2 Kg de charque, 
1 colher de sopa de óleo, 

1 cebola picada, 
farinha de mandioca,
temperos a vontade.


Modo de Preparar
Após haver dessalgado o charque, (lavar o charque e deixar de molho de véspera, não sendo possível deixar o charque de molho dar uma esquentada depois de picado, pois o efeito será o mesmo). 
Trocar a água diversas vezes para que não fique salgado. 

Cortar em pedaços e cozinhar em água ate amolecer bem. 
Desfiar. 
Refogar no óleo com a cebola picada e engrossar com farinha de mandioca. 
Verificar o sal, e, se necessário, retemperar e apimentar.

Facebook Android Facebook