Página Alma Pampeana

ADÁGIOS
* Atirado como rebenque velho.
* Botar mais coisa na boca (de alguém) que água em pirão de quartel.
* Cobiçada como anca de viúva nova e bonita.

 * Com cara de quem tomou chá de losna sem açúcar.
* Dá mais que pereba em moleque.

DICIONÁRIO GAÚCHO
*  CHIPA, s. Bolo que os índios das Missões preparavam com a massa de milho fervido, socado e passado na peneira, misturado com leite, assado no borralho. Atualmente a chipa é feita de polvilho e queijo ralado, em forma de rosquinha, assada no forno. (Chipá é a pronuncia guarani).

* CHIRIPÁ, s. Vestimenta rústica, sem costuras, usada antigamente pelos homens do campo. É constituído de um metro e meio de fazenda que, passada entre as pernas, é preso à cintura em suas extremidades por uma cinta de couro ou pelo tirador. Há, também, chiripás de luxo, bordados e com franjas. O chiripá serve de calça ou de bombacha. Atualmente é usado apenas nos CTGs, por conjuntos folclóricos.

* CHULEAR, v. Torcer (na acepção esportiva). Ir examinando aos poucos a carta ou as cartas do baralho, descobrindo-as lentamente, na expectativa de conseguir formar o jogo desejado. Ou ainda: Estar na expectativa e com a esperança de conseguir qualquer coisa.

ACONTECIDO
* No dia 26 de agosto de 1953 nascia no Itaqui – RS Mario Rubens Battanoli de Lima – o Mano Lima, hoje está residindo em São Borja.

* 29 de agosto de 1844 nascia no município de Rio Grande o escritor Apolinário José Gomes Porto Alegre.

A ORIGEM DO CAVALO NO BRASIL
Quando em 1493 realizou sua segunda viagem à ilha de São Domingos, Cristóvão Colombo foi o responsável pela introdução do cavalo na América.
Esposa de Martin Afonso de Souza, Ana Pimentel, foi quem trouxe o primeiro animal para a capitania de São Vicente no ano de 1534.
Após esse período, os registros de novas introduções de animal no país foram feitos em 1808, quando D.João VI veio para o Brasil e trouxe sua criação de cavalos da raça Alter Real, contribuindo com um importante papel no desenvolvimento das raças Mangalarga e Campolina, que estão entre os melhores animais brasileiros de sela.
As raças tipicamente nacionais

desenvolvidas desde a época do Império são o Mangalarga, o Crioulo Brasileiro e o Campolino.
Todas as raças de cavalos são originadas da espécie Equus Caballus, porém existem mais de 100 raças de cavalos diferentes em todo o mundo.

1º BATE CASCO NA CAPITAL DO OESTE CATARINENSE
            O evento de iniciativa da Folha de Chapecó com parceria da Eco Eventos e Oeste Bebidas Coordenado pelo Sr. Auri Casalli auxiliado pelo também tradicionalista Getúlio Lopes superou as expectativas, foram mais de 00 cavalarianos desfilando pela Avenida Getúlio Vargas, chamando  atenção de quem passeava, fazia compras ou apenas transitava no centro da cidade neste dia 24 de agosto.
Partiram da Prefeitura Municipal por volta das 9 horas da manhã com Ato Solene na Praça Coronel Bertaso. Após o ato seguiram pela avenida Getúlio e a São Pedro com destino ao CTG Recanto dos Tropeiros no Faxinal dos Rosas para almoço e prestigiar mais uma etapa da 7ª Etapa da Copa de Laço Vaca Parada em sua 5ª Edição sendo quando da chegado participaram da Missa Crioula.
Parabéns aos organizadores e a todos os que participaram.

RECEITA DA CULINÁRIA GAÚCHA
SOPA DE GAUDÉRIO -  06 PESSOAS
 Ingredientes: 
700 g de pescoço de cordeiro, 

100 g de tomate, 

25 g de cebola, 
17 g de sal, 
25 g de pimentão ( Opcional ), 
manjerona e salsa a gosto, 
300 g de batata inglesa, 
30 g de óleo, 
200 g de arroz, 
1 dente de alho, 
1 folha de louro, 
7 xicaras de água.


Modo de preparar
Para o preparo da sopa deve-se cortar o pescoço de cordeiro ao comprido e depois em porções correspondentes a cada vertebra. 
Socar o sal, alho e a majerona passar na carne e deixar em repouso por 15 minutos. 

Picar o tomate, a cebola e o pimentão. 

Colocar óleo na panela e refogar com estes temperos. 
Colocar então a carne, deixando- a fritar por 20 minutos. 
Adicionar as batatas e água, deixando ferver por 15 minutos. 
Pôr o arroz e deixar ferver por mais 25 minutos. 
No momento de servir espalhar salsa picada. 

Para 06 pessoas.

Facebook Android Facebook