Página Alma Pampeana

ADÁGIOS GAÚCHOS

* Carência efetiva na campanha, é falta de homem.
* Deus tira os dentes, mas alarga a goela.
* Não se apanha rato, apertando o rabo do gato.
* Mais perdido que cupim em metalúrgica.
* Mais desengonçado que galope de vaca.


DICIONÁRIO GAÚCHO
* APERREADO, Adj. Emagrecido, enfraquecido, enfezado, tristonho, acovardado, abatido, aborrecido, fatigado, triste, pensativo.
* AROEIRA, s. Árvore da família das Anacardiáceas, cuja proximidade causa em certas pessoas uma espécie de eczema com inchação e muito prurido, de caráter passageiro. (Para evitar esse mal, o gaúcho ao passar por uma aroeira a cumprimenta, dando-lhe bom dia se for de tarde e boa tarde se for de manhã. O cerne de aroeira é usado para esteio de moirões (palanque).
* LIGÁRIO, s. Couro de terneiro tirado de forma a se poder fazer dele uma carona. O mesmo que ligar.
FICAR SAPATEIRO. expr.  Não conseguir ganhar nenhuma vez em jogo de cartas ou em corridas de cavalo. Não dançar nenhuma marca durante um baile.


INDÍGENAS X BANDEIRANTES X MISSIONÁRIOS
2ª PARTE
 AS SETE POVOS DAS MISSÕES
            Em 1640 seu-se a “Restauração”, isto é, Portugal teve de novo um Rei próprio (desde 1580 Espanha e Portugal tiveram os mesmos reis que foram Felipe II, Felipe III e Felipe IV).
            Agora os bandeirantes seriam recebidos como inimigos em terras espanholas. Além disto, o Rio Grande do Sul ficara sem gente e os bandeirantes se voltaram à busca de minérios em outras regiões.
            Os povos missioneiros do Norte da Argentina, onde estavam os índios que haviam fugido dos bandeirantes. Começaram a alargar gado, vacum e cavalar, no Rio Grande do Sul, para que se criassem soltos: “chimarrão”. E a partir de 1657 o RS começou a ser dividido em estâncias por esses povos. E nelas o gado chimarrão se multiplicava.
            Por motivo de contrabando (prata trocada por escravos, principalmente), os portugueses fundaram a Colônia do Sacramento, em 1680, e, tanto portugueses como espanhóis, começaram a explorar couro e sebo de gado do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
Além disso, por motivos de pesca, os portugueses fundaram Laguna (1686) no sul de Santa Catarina, e logo os lagunenses foram os que mais exploravam o gado do RS.
            Para defender  terra e o  gado, os jesuítas e os índios que haviam fugido dos bandeirantes resolveram voltar e fundaram os Sete Povos das Missões: São Nicolau; São Miguel Arcanjo e São Luiz Gonzaga, em 1687; São João Batista; São Lourenço Mártir e São Francisco Borja, em 1690; São João Batista se desmembrou de São Miguel em 1697; Santo Ângelo Custódio, em 1707.
(Próxima edição 3ª Parte)


 RECEITA DA CULINÁRIA GAÚCHA
CORAÇÃO DE BOI RECHEADO
Ingredientes:
01 coração, ¼ kg de lingüiça, ¼ kg de miúdos de galinha, 01 cebola média, 01 molho de tempero verde, 01 pimenta verde, manjerona, ovos de galinha de verdade, 02 colheres de manteiga.
Preparação:
Limpar o coração do excesso desebo. Retirar as divisões internas das aurículas e ventrículos. Fritar os temperos picados, com exceção da salsa e cebolinha. Tirar a pele da lingüiça e fritar a massa juntamente com os miúdos da galinha cortados em guisado pequeno. Bater os ovos misturando-os com os miúdos e a lingüiça frita, depois de retirado do fogo. Rechear o coração com os ingredientes e costurar. Salgar por fora o coração com a mistura da manteiga e sal. Assar no forno ou no espeto. (Se for no espeto, passar manteiga de quando em quando).

Facebook Android Facebook